R.I.P. Armin Hofmann
No final do ano passado, após um século de vida, faleceu Armin Hofmann, um dos responsáveis pelo famoso Swiss Style criado pela Escola de Design da Basileia, onde começou a lecionar aos 27 anos. Seus princípios de tipografia, que revolucionaram as artes gráficas e elevaram a reputação do País a níveis mundiais, são ensinados na escola até hoje.
No cenário de desenvolvimento industrial pós-Segunda Guerra Mundial, as marcas passaram a investir em comunicação. Foi neste contexto que os cartazes de Hofmann começaram a se destacar com um conceito minimalista e objetivo, marcado pelo contraste, simplicidade e uso de formas elementares e abstratas.
Para Hofmann, a qualidade de um trabalho resultava da harmonia entre a criatividade, experimentalismo, pesquisa aprofundada e estudo matemático. Visão essa que ele sintetizou e imortalizou em sua grande obra didática Manual de Design Gráfico: Princípios e Prática, que tornou-se um livro essencial na estante de todo Designer. Como pedagogo, foi um defensor da prática profissional no trabalho educacional e da constante adaptação do ensino aos novos tempos.
Fonte principal da pesquisa: Cem anos de invenção e matemática em Armin Hofmann, 2020.
Gabriela Mariano é DJ, designer e colaboradora da Storiologia.